O que é um Espelho?
"Espelho: Qualquer corpo polido ou muito liso, que reflete os raios luminosos que nele incidem. (...) Habitualmente, chapa de vidro estanhada, na sua face posterior, e que reproduz os objetos que lhe põem diante da outra face."
"Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira"
volume10ESCAR/FEBRA
História
Conta a história que a primeira tentativa de gerar uma superfície refletora deu-se por volta do ano 3000 a.C., na Idade do Bronze, por povos que experimentaram polir alguns metais e pedras com areia. Obviamente, não conseguiram obter superfícies que refletissem imagens nítidas, mas produziram uma espécie de espelho rudimentar que mostrava contornos e formas.
Foi somente no final do século XIII que surgiram os primeiros espelhos planos similares aos que temos hoje. Eles eram fabricados pelos artesãos de Veneza, na Itália, e eram feitos de vidro coberto por uma fina camada metálica reflectora. Na época, os espelhos eram muito caros. Porem os processos de vulgarizaram-se e tornou-se cada vez mais comum, as pessoas terem espelhos em suas casas e assim o espelho tornou-se parte do quotidiano das pessoas.
A história do espelho é cheia de factos curiosos e lendas. No começo, eles eram associados sempre a práticas de magia servindo e rituais de adivinhação do futuro. Graças ao brilho, já chegaram a ser considerados verdadeiras jóias em meados do século XVI e a terem um valor superior em relação a obras de grandes artistas renascentistas da época. Alem disso, espelhos também são peças de grande significado para a Literatura, Psicologia e outras Ciências Humanas.
Processo de Fabricação
O espelho é fabricado através do vidro. Para transformar vidro em espelho, geralmente é utilizada uma solução de nitrato de prata que é aplicada por precipitação numa das superfícies do vidro.
O Nitrato de prata, através de uma reação química denominada de oxidação-redução, reage com alguns componentes do vidro como os óxidos de alumínio, sódio, potássio e silício ficando fixo ao vidro e adquirindo a capacidade de refletir imagens.
Fonte: https://sites.google.com/a/didaxis.org/espelhos/boas-vindas-1 (Acesso em 21/09/2014)











